Erotic Circus Show divulga nota de repúdio após exoneração do Secretário de Cultura de cidade do Ceará

Na última terça-feira (21), o Secretário de Cultura, Léo Abreu, foi exonerado pelo Prefeito da cidade de Eusébio, no Ceará, pela realização de uma apresentação circense com cenas sensuais entre casais homossexuais na sexta-feira (17). A apresentação integrou a 20ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo, realizada pela primeira vez na cidade.

A apresentação referida faz parte do Erotic Circus Show, que conta a história de um grande dono de circo, Bestiah, e sua trupe. A obra dirigida por Henrique Fontes. tem concepção dramatúrgica de Makarios Maia, e traz no elenco: Aldemar Pereira, Andressa Oliveira, Gabriel Hernan Rodriguez, Hikel Brauwn Ribeiro, Luciene Medeiros, Marcio Sá e Weller Alves. O “Erotic” conta com números de dança, trapézio, lira, corda lisa, mágica, tecido acrobático, mesclando humor e sensualidade, tudo isso sob produção musical e sonoplastia, ao vivo, realizadas pela banda EcleticClown.

Conforme a nota divulgada pelos integrantes do elenco, a 20ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo contemplou o público infantil, jovem e adulto, seguindo as leis referentes aos horários e classificações, também oferecendo, exclusivamente as noites temáticas: Noite Preta, Noite Feminina e Noite LGBTQI+. 

Em depoimento postado nas redes sociais (veja aqui), o Prefeito da cidade de Eusébio, Acilon Gonçalves (PR), justificou sua decisão dizendo que a apresentação tinha deturpações graves que feriram a ética, os princípios religiosos e a moral. “Nós não podemos jamais compactuar com coisa desse tipo (…) Assumo totalmente o controle da Secretaria de Cultura para investigar por que aconteceu isso para que não ocorra mais e continuarei firme na defesa da ética, da moral e dos princípios religiosos”.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO

Nós, integrantes do elenco do Erotic Circus Show, viemos publicamente, por meio desta nota, manifestar total repúdio e indignação contra a medida tomada pelo prefeito da cidade de Eusébio, ao exonerar o Secretário de Cultura da Cidade, Léo Abreu, e estendemos nossa postura aos portais de notícias e suas redes sociais que publicaram informações deturpadas sobre a apresentação do espetáculo, na tentativa de nos desqualificar enquanto artistas, gerando comentários ofensivos e criminosos de moradores da cidade e seguidores das redes.

A apresentação do Erotic foi realizada na madrugada do último sábado (18), dentro da programação da 20ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo, após seleção via edital. O show estava programado para às 23h59 do dia 17, mas foi iniciado por volta de 1h da manhã e teve sua classificação indicativa recomendada para maiores de 18 anos. 

A Convenção ocorreu entre os dias 12 e 18 de janeiro na cidade de Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, e contou com mais de 80 ações em sua programação, incluindo espetáculos, oficinas, rodas de conversas e shows de artistas locais, nacionais e internacionais. A extensa programação contemplou o público infantil, jovem e adulto, seguindo as leis referentes aos horários e classificações, também oferecendo, exclusivamente as noites temáticas: Noite Preta, Noite Feminina e Noite LGBTQI+. O evento trouxe aproximadamente 400 pessoas de todo o país, contando também com participantes de outros países, movimentou a economia da cidade e fortaleceu as práticas artísticas e culturais no município. 

Nosso coletivo é contra qualquer forma de censura, LGBTfobia, racismo e qualquer outro tipo de preconceito, e declara também total apoio à diversidade e à produção do evento.

Integrantes do espetáculo Erotic Circus Show

 

Foto: Allan Lira
Previous ArticleNext Article
Cecília Oliveira
Cecília Oliveira é Comunicadora Criativa e Produtora Cultural, atua comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há dez anos. É gorda power, a mil por hora, apaixonada por glitter, cachorros e fotografia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *