O documentarista Carito Cavalcanti registrou, em dois documentários, o Encontro Internacional de Dança Contemporânea que ocorreu em abril deste ano em Natal e o Encontro Nacional de Dança Contemporânea, que aconteceu em agosto.

Apesar de serem docs, os dois vídeos são carregados de uma linguagem poética única, característica da obra de Carito Cavalcanti. Aliás, ele é um dos produtores audivisuais da cidade que você precisa conhecer, com um vasto e belo trabalho aqui na cidade.

Ao Sérgio Vilar, do Substantivo Plural, ele disse sobre o processo de criação destes documentários:

Quando Diana Fontes me convidou para fazer o registro audiovisual dos dois Encontros de Dança que aconteceram esse ano em Natal – O Encontro Internacional que aconteceu em abril e maio, e o Nacional que aconteceu em agosto – eu pensei numa proposta e um desafio. Propus a Diana que transcendêssemos ao caráter institucional e pontual de simples registros audiovisuais de eventos e transformássemos essa oportunidade em dois filmes. Diana topou e um novo desafio se instalou: como eu fazer dois filmes sobre dança tão próximos um do outro que fossem diferentes?

Gostou? Você pode ler a matéria completa aqui.

Abaixo, seguem os documentários “O que Move a Dança” sobre o primeiro encontro, em abril. E o “Tempo de Encontros” é sobre o encontro de agosto. Veja.