Encontro Lixo Zero acontece pela primeira vez em Natal no mês de junho

O I Encontro Lixo Zero Natal promovido pelo Movimento Soul Ativismo, com o tema “Encontro Lixo Zero Natal Melhores Práticas”, vai ocupar o Auditório do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), em data de 05/06/2019, das 8hrs às 18hrs, com boas práticas que interessam tanto aos cidadãos quanto a empresas e entes privados, bem como o poder público. Será uma oportunidade única de entender quais ferramentas possuímos e como vamos resolver esse grande problema de gestão de resíduos sólidos e conversar com quem mais entende do assunto.

O local do encontro, o Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) promove e apoia iniciativas voltadas ao debate e à reflexão com foco na temática ambiental, bem como o engajamento em ações e atividades que promovam o despertar de uma consciência social ecológica e o desenvolvimento sustentável. O tema sustentabilidade já vem sendo trabalhado no âmbito acadêmico através de seminários, projetos e conteúdos pedagógicos propostos pelas disciplinas curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação, como também no âmbito institucional, com a promoção de campanhas para a redução do consumo de plásticos, incentivo ao consumo consciente de energia e dos recursos hídricos, disponibilidade de pontos de entregas voluntarias (PEV’s) de eletrônicos, papel, pilhas, baterias, como também realizando plantio de mudas de espécie nativas do Campus, dentre outras diversas ações.

No Auditório do UNI-RN, onde ocorrerá o I Encontro Lixo Zero Natal, acontecerá seis (6) painéis com a presença de especialistas e autoridades, além de associações e empresas que trarão casos de sucesso. Os temas abordados serão: Tendência e Estilo de Vida; Conscientização e Educação Ambiental; Redução e Reuso; Reciclagem e Sistema de Reciclagem; Compostagem e Agricultura Urbana; e, Políticas Públicas e Cenário Local.

As rodas de conversas vão possibilitar o diálogo aberto sobre: resíduos gerados, ser parte do problema ou contribuir com a solução?! Histórias de empreendedores que mudaram suas vidas atuando com resíduos; visão do resíduo como solução, dando voz a catadores e movimentos periféricos; e estratégias de engajamento para sustentabilidade e regeneração do planeta.

O grande objetivo do Encontro Lixo Zero Natal é e dar visibilidade aos agentes públicos, ativistas e empreendedores que mostram boas práticas rumo ao conceito Lixo Zero. Sensibilização, educação, repensar, recusar, reduzir, reusar, reciclar, uso doméstico de compostagem, tecnologia e design, todos esses temas estarão presentes.

Inscreva-se gratuitamente aqui!

Previous ArticleNext Article
Alana Cascudo
Publicitária formada pela UFRN e pós-graduada em MBA Gestão da Comunicação em Mídias Sociais pela ESPM. Cinéfila, notívaga, apaixonada por viagens, gastronomia e assuntos relacionados. Sofrendo constantemente de insatisfação crônica, intolerante à lactose e totalmente desequilibrada.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *