Quem gosta de cultura e arte em Natal, não pode perder o Encontro de Dança, evento que começa a partir desta quarta-feira (9) e segue até o dia 15 de agosto. A programação está repleta de espetáculos gratuitos e oficinas.

Para começar bem e comemorar o aniversário da décima edição do evento, nesta quarta-feira (9) vai acontecer a encenação do espetáculo Lub Dub do Balé Castro Alves, da Bahia.

A entrada é gratuita, começa às 20h no Teatro Riachuelo. É preciso chegar com antecedência para retirar os ingressos.

Sobre o Espetáculo

Lub Dub tem criação do dançarino, coreógrafo e compositor sul-coreano Jae Duk Kim. A coreografia é uma intensa alternância de movimentos de tração e estremecimento, dinamismo e relaxamento, ritual e contemporâneo.

Dez dançarinos em cena têm a percussão como motivação sonora e física. A estrutura coreográfica se desenvolve pelas características peculiares do coreógrafo: ele oscila do silêncio absoluto à vertigem, em questão de instantes, sempre em estreita relação com a trilha sonora.

O próprio Jae Duk Kim assina a trilha, que tem como base instrumentos percussivos das culturas oriental e ocidental, efeitos incidentais, canto e sons ao vivo.

O curioso nome do espetáculo é uma referência ao som das batidas do coração.

Para a medicina, os dois primeiros (ou principais) sons cardíacos são denominados ‘lub’ e ‘dub’, que representam a bolha produzida pela abertura e fechamento das válvulas que permitem a passagem do sangue.

Assim, o título é uma metáfora dos sons e batidas da vida, da própria humanidade e sua energia vital, que motiva e sustenta o movimento do corpo: o corpo que pulsa, medita, protesta e luta.

Encontro de Dança

Dirigido por Diana Fontes, o Encontro de Dança  oferece aos bailarinos, atores, músicos, estudiosos e ao público no geral, uma programação, gratuita, que permite e gera o intercâmbio de culturas, conhecimentos e informações.

Nesta segunda etapa, o Encontro vai ocupar três palcos entre Natal e Parnamirim, entre eles: Teatro Riachuelo, Cine Teatro de Parnamirim e Teatro de Cultura Popular.

Já nos dias 10, 12, 13, 14 e 15, o Encontro por meio da “Plataforma de Dança do Rio Grande do Norte”, espaço responsável pela seleção das companhias do estado para o evento, apresenta as seguintes companhias e/ou solos: Domínio Cia. de Dança, Entre Nós Coletivo de Criação, Diocecena, Nathália Negreiros, Anizia Marques, Alexandre Américo, Giradança e Patrícia Leal.

Confira a programação completa do encontro de dança