A crise econômica no Brasil e problemas como a violência e o alto custo de vida são motivos que incentivam cada vez mais brasileiros a procurarem boas oportunidades no exterior.

Um dos países mais visados é a Irlanda, por ser aberta a estrangeiros e por conta das oportunidades que oferece.

O que pouca gente sabe é que para determinadas profissões, há vantagens na hora de tirar o visto de trabalho e conseguir moradia permanente.

Anualmente, o governo irlandês lança uma lista de profissões que são facilmente elegíveis para vistos de permanência, por falta de mão de obra qualificada.

A lista chama-se Highly Skilled Eligible Occupations List e abrange habilidades de pessoas com formações na área de Tecnologia da Informação, Engenharia e Saúde.

Mas há também espaço para professores, profissionais de marketing e negócios, com fluência no Inglês e habilidades para se destacar no mercado internacional.

TECNOLOGIA EM ALTA

Como a Irlanda hoje está entre os países que mais investem em inovação e na cultura das startups, há uma grande demanda do mercado para absorver profissionais da área de programação.

Os salários são atrativos e começam na faixa dos 30 mil euros por ano, com boa possibilidade de ascensão de carreira e melhores ganhos.

Dublin possui escritórios de empresas como:

– Facebook
– Google
– Dropbox
– Linkedin
– Airbnb
– Accenture
– Intel
– Amazon
– Oracle
– Twitter
– IBM

E você ainda encontra uma lista mais completa das empresas de TI com base na Irlanda, clicando aqui.

Para falar sobre isso e tirar dúvidas sobre como se preparar para trabalhar na Irlanda, o Apartamento 702, em parceria com a agência de intercâmbio WEST 1 Natal, entrevistou a recrutadora Priscila Vanderlei que mora em Dublin e fala sobre quais as necessidades que o candidato daqui precisa suprir para trabalhar no país.

Duas são essenciais: saber falar bem Inglês e ser muito proativo.

ENTREVISTA COM PRISCILA VANDERLEI

É possível me preparar para o mercado profissional na Irlanda, estando ainda no Brasil?

Sim, é possível. Mas como eu sempre digo, estando no país que você quer trabalhar é bem mais fácil. Você precisa ser muito proativo estando ou não no país, utilizar as redes sociais e fazer a pesquisa das vagas que são de interesse para você na língua do país.

Quais ferramentas posso usar a meu favor? 

Com certeza o LinkedIn é a ferramenta mais poderosa, você estando ainda no Brasil ou já morando na Irlanda. Ele te proporciona se conectar com qualquer pessoa ao redor do mundo além de ser uma ótima ferramenta quando se está procurando emprego.

Como preparar o meu CV e Cover Letter no padrão europeu?



Um dos fatores mais importantes é escrever o seu CV e Cover Letter sem nenhum erro na língua do país que você está aplicando. Eu sempre recomendo pedir para alguém ler antes de você enviar. Quanto ao formato, não existiria nenhum formato padrão, engessado, mas tem que ser organizado, objetivo, fácil de ler e que ressalte todas as suas conquistas. Também não esquecer de mencionar todas as datas, funções, empresas ou instituições. Parecem dicas super básicas, mas já vi muito CV sem essas informações, fatores estes que dificultam a escolha do seu CV pelo o recrutador.

Como me preparar para uma entrevista via Skype?



A entrevista por Skype é como qualquer outra. Você deve se portar da mesma maneira que se portaria numa entrevista presencial. Seja pontual, esteja vestido de acordo com a vaga que está aplicando, esteja com o seu CV na ponta da língua e pesquise sobre a empresa. Você também precisa estar em um local calmo para que nenhum fator externo atrapalhe você ou o entrevistador.

Uma vez na Irlanda, quais passos posso tomar?



O velho networking é o caminho em qualquer país, especialmente na Irlanda. Procurar outras pessoas que trabalhem na mesma área, estar com o CV atualizado, criar perfil no LinkedIn e ser bastante proativo.

Quais as áreas em demanda?



Profissionais de TI, com toda certeza. Eles são os que tem grande chance de conseguir visto de trabalho na Irlanda pela mão de obra ser escassa nessa área. Profissionais de outras áreas que estão na lista dos Profissionais altamente qualificados (abra a lista aqui) também tem chance de conseguir visto de trabalho.

Saiba mais

Se você ficou interessado e quer se preparer para o seu intercâmbio, mas antes precisa entender melhor como é viver, estudar e trabalhar na Irlanda, programe-se!

WEST 1 Natal irá ministrar uma palestra gratuita, contando tudo sobre a vida no exterior e como você pode se planejar para o seu intercambio de forma mais assertiva, aproveitando melhor todas as oportunidades, como esta de poder trabalhar em uma empresa na Irlanda.

Dia 22 de julho às 10:00 na West1

Endereço: Paddys Emporium

Entrada gratuita. Vagas limitadas.

Clique aqui para se inscrever ou ligue para (84) 2030-5511

Além disso, todos que participarem do evento terão uma condição especial nos valores das matriculas e cursos, em algumas escolas parceiras da WEST 1 em Dublin.

Para conferir as datas das próximas palestras e o local mais próximo de você, basta acessar a página da WEST 1 no Facebook ou o site da agência.

*Artigo Patrocinado.