Você sabia que sexta é o dia do folclore? Veja 2 dicas de eventos bacanas para você celebrar

Para os que não sabem, dia 22 de agosto celebra-se o dia do folclore.

Se você é dos que acham que o folclore é algo distante, saiba que ele esta presente não só em mitos e lendas, como na nossa vida diária: nas superstições, na alimentação e nos pequenos hábitos e costumes cotidianos.

Até como o mestre Câmara Cascudo costumava afirmar, o folclore é a “cultura normal do povo”. Além de ser dinâmica e presente também na nossa atualidade, sofrendo transformações de acordo com cada época.

Dito isso, aqui vão duas dicas espertas de como não deixar essa data passar em branco:

01. Instituto Câmara Cascudo

aagrafite11jpg

O instituto, para quem ainda não conhece, fica na antiga casa de Câmara Cascudo e funciona não só como museu e biblioteca, como também espaço cultural.

Neste dia 22eles organizaram uma programação especial em parceria com a Comissão Rio-Grandense de Folclore com debates sobre diversos aspectos do tema. Um dos temas é “Folclore: transformações e dinâmicas”.

Haverá, ainda, a exposição “A cultural popular nas artes plásticas” e apresentação do grupo folclórico congos de Ponta Negra.

O evento acontece gratuitamente a partir das 14h e mais informações na fanpage aqui do Instituto.

02. Museu de Cultural Popular

JOÃO MARIA ALVES_0022

O museu pertence à Capitania das Artes e tem como principal foco o folclore potiguar, recebe ainda o nome de Djalma Maranhão, prefeito da nossa capital e grande incentivador das manifestações folclóricas.

A partir do dia 20 vai rolar a Semana da Cultura Popular, como parte da comemoração de seis anos do museu.

Sua programação conta com diversas atividades distintas como lançamento de livros, exposição de artesanato local, encontro de violeiros, apresentação de quadrilha junina e palestras.

O evento acontecerá nos dias 20,21 e 22 nos horários fixo de 15h às 22h, mais informações aqui.

Previous ArticleNext Article
Alana Cascudo
Publicitária formada pela UFRN e pós-graduada em MBA Gestão da Comunicação em Mídias Sociais pela ESPM. Cinéfila, notívaga, apaixonada por viagens, gastronomia e assuntos relacionados. Sofrendo constantemente de insatisfação crônica, intolerante à lactose e totalmente desequilibrada.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *