Duas ciclovias fantásticas dignas de imitações em Natal

Confesso que uma das minhas maiores frustrações da vida adulta é até hoje não ter aprendido a andar de bicicleta. Sempre que penso em aprender, começo a divagar sobre a segurança e aonde iria aprender, logo então, procrastino.

Imagina só o tamanho do meu recalque ao saber que a capital da Dinamarca, Copenhague, inaugurou a Ponte de Cykelslangen (conhecida popularmente como “The Bicycle Snake”). É uma ciclovia elevada com 235 metros de comprimento e 4 metros de largura.

E se você acha que com essa nova construção a questão estética foi deixada de lado, deixa eu te contar, a obra também foi pensada para ser bonita. Foi feita inteiramente em aço e a distância entre os pilares dá leveza para o design da ponte. Além disso, tem aquele tom alaranjado que com a circulação dos ciclistas causa um bom contraste.

Apesar da cidade de Copenhague já ter uma grande história de amizade com ciclistas, é sempre bom ver uma mudança urbana planejada inteiramente para atender os “não carros”.

Para vocês terem ideia da dimensão dessa ponte, da uma sacada só no vídeo:

Para quem ainda tiver interessado em mais detalhes do projeto, aqui o site do escritório de arquitetura que planejou a obra.

Antes dessa ponte Dinamarquesa, já havia visto outra obra de 2013 que consegue integrar rodovias e ciclovias. Esta fica na cidade holandesa de Eindhoven e funciona como uma espécie de rotatória flutuante.

ipvdelfthovenring1

A estrutura circular tem 72 metros de diâmetro e está unida a 24 cabos que, por sua vez, convergem em um poste central de 70 metros de altura. A obra recebe o nome de “Hovenring” e projetou um contraste no mínimo engraçado no cenário urbano, no qual pode-se observar bicicletas trafegando sobre o caótico mundo dos carros.

Olhem só o vídeo da para entender a magnitude da contradição:

E quem não queria que Natal se inspirasse nessas ideias e realmente tivesse uma ciclovia?

Até eu aprendia a andar de bicicleta com um cenário tão propicio assim.

Previous ArticleNext Article
Alana Cascudo
Publicitária formada pela UFRN e pós-graduada em MBA Gestão da Comunicação em Mídias Sociais pela ESPM. Cinéfila, notívaga, apaixonada por viagens, gastronomia e assuntos relacionados. Sofrendo constantemente de insatisfação crônica, intolerante à lactose e totalmente desequilibrada.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *