O músico Vitor Santiago criou um curso online para ajudar pessoas a tocar cavaquinho. A ideia é ensinar quem não tem nenhuma experiência com música a dominar os segredos de um dos intrumentos musicais mais populares do Brasil.

Vitor foi aluno de Manoca Barreto e Joca Costa, dois dos melhores professores de guitarra do país. Ambos ensinaram na Escola de Música da UFRN.

Ele usou a experiência como guitarrista para aprender cavaquinho há 15 anos, durante uma viagem à Europa. A necessidade surgiu pela alta demanda de música brasileira no continente, a partir daí ele não só aprendeu, como passou a dominar o instrumento.

Quando voltou ao Brasil, Vitor morou em São Paulo e, para ajudar pessoas interessadas em aprender a tocar cavaquinho, ele fez o primeiro curso, comercializado em formato DVD. Este era vendido em bancas de jornais da capital paulista.

Com o objetivo de ajudar ainda mais interessados, ele migrou o curso para uma plataforma de ensino a distância e hoje tem milhares de alunos em todo o Brasil. Em seu curso, Vitor revela um método para aprender a tocar cavaquinho do zero. “Já ajudei mais de 20 mil pessoas com esse curso e agora lancei a versão online”, disse.

Método Cavaquinho em Casa

Curso de Cavaquinho Online

Vitor Santhiago professor de Cavaquinho

Segundo Vitor, o método que ele desenvolveu visa desmistificar a ideia de que música é um dom. O músico afirma que com treino constante do instrumento e orientação adequada é possível para qualquer um tocar cavaquinho. “Existe uma lenda de que só aprende quem tiver o dom. Não é nada disso. Com a técnica adequada, qualquer pessoa pode aprender a tocar”, disse.

O curso de cavaquinho é em formato de vídeo-aulas. Ele dá a opção também de baixar a transcrição das aulas, que podem ser assistidas em qualquer computador, tablet e smartphone. Ele inclui ainda um material didático composto por um ebook com cifras para quem quiser praticar.

Saiba mais sobre o curso