O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um evento cinematográfico que nasceu em Lisboa em 2008 e em quase dez anos expandiu sua programação com crescente sucesso em diferentes países de língua portuguesa chegando em 2014 no Brasil, como o acontecimento mais importante no Brasil dedicado à cultura italiana.
Desde 2014 o Festival cresceu exponencialmente no Brasil. A partir de sua 3ª edição em 2016 passou a ser realizado em simultâneo nas principais cidades do país, tornando-se o maior evento de cinema italiano a nível nacional. Em 2020 e 2021, 8½ Festa do Cinema Italiano continuou as suas atividades on-line com um grande evento virtual que em dois anos juntou mais de 200.000 espectadores.
Após dois anos on-line, o encontro retorna ao presencial, sendo exibido em 19 cidades em todo o País. E para felicidade dos cinéfilos potiguares, a programação inclui Natal, acontecendo entre 4 e 10 de agosto no Moviecom Praia Shopping.
Um pouco sobre a programação
Sempre de olho no que de melhor a produção italiana contemporânea tem produzido tanto no cinema clássico quanto no de vanguarda, o Festa do Cinema Italiano traz uma programação que une jovens talentos com veteranos, experimentações e filmes de linguagem clássica.
Como parte da programação contemporânea, que conta com pré-estreias exclusivas em território brasileiro, o festival este ano traz a exibição especial de “Ennio, o Maestro”, documentário que Giuseppe Tornatore (de “Cinema Paradiso” e “Mallena”) realizou sobre a vida e obra do grande maestro.
Na lista dos veteranos que estão também sempre inovando, Paolo Taviani chega com “LEONORA ADEUS”, seu primeiro longa-metragem depois da morte de seu irmão e parceiro de toda a vida, Vittorio Taviani, para quem Paolo dedica o filme. Aos 91 anos, o diretor prova porque é um dos principais nomes da sétima arte mundial, vencedor do Urso de Berlim em 2012 por “Cesar Deve Morrer”, e, com Vittorio, realizador de clássicos como “Pai Patrão”(1977) e “A Noite de São Lourenço” (1982).
Exibido no Festival de Berlim 2022, “Leonora Adeus” tem uma narrativa nada convencional, o longa levou o prêmio de Melhor Filme segundo a Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema). O filme parte da história real do escritor Luigi Pirandello e cria uma fábula ousada, que traz cenas de clássicos do neorrealismo italiano mescladas com cenas filmadas por Taviani, que conta a história das cinzas do autor. Siciliano de Agrigento, Pirandello, que faleceu em 1936 e nunca quis um funeral pomposo. Ao contrário, deixou escrito que queria que suas cinzas fossem depositadas no pequeno vilarejo em que nasceu. Mas a transferência dos restos mortais é marcada por inúmeros acontecimentos surreais – alguns deles baseados nas próprias ficções do autor, como o conto “Leonora Adeus”, de 1910, e “Il Chiodo”(ou “O Prego”), escrito em 1936, pouco antes de sua morte.
Para quem ama o cinema autoral, com um pé na dramédia, “GUIA ROMÂNTICO PARA LUGARES PERDIDOS”, de Giorgia Farina, surpreende. A começar pelo elenco, que une o ator britânico Clive Owen à atriz e diretora italiana Jasmine Trinca e a participação mais que especial da francesa Irène Jacob.
Na trama, Trinca vive Allegra, uma blogueira / influencer de viagens agorafóbica, que nunca põe o pé para fora de casa. Ela é uma fraude como exploradora, inventa os textos que publica, sofre de ataques de pânico e tem todas as fobias do mundo. Já Benno (Clive) é um bem sucedido jornalista, que faz especiais sobre o estilo de vida italiano para a TV inglesa, mas sofre de alcoolismo e bebe até esquecer de si mesmo.
Confira a programação do Moviecom Praia Shopping:
🎥 04/08 (quinta-feira):
14:00 – Mamma Roma de Pier Paolo Pasolini
16:00 – Eu, Leonardo de Jesus Garces Lambert
18:00 – Ennio, o Maestro de Giuseppe Tornatore
🎥 05/08 (sexta-feira):
14:00 – Eu, Leonardo de Jesus Garces Lambert
15:45 – Guia Romântico para Lugares Perdidos de Giorgia Farina
17:45 – Mulheres Rebeldes de Francesco Costabile
20:00 – Leonora, Adeus de Paolo Taviani
🎥 06/08 (sábado):
14:00 – Tintoretto – Um rebelde em Veneza de Giuseppe Domingo Romano
15:50 – Mulheres Rebeldes de Francesco Costabile
18:05 – Laços de Daniele Luchetti
20:00 – Tempos Super Modernos de Pif
🎥 07/08 (domingo):
14:00 – Eu, Leonardo de Jesus Garces Lambert
15:45 – Ennio, o Maestro de Giuseppe Tornatore
18:30 – Leonora, Adeus de Paolo Taviani
20:15 – Laços de Daniele Luchetti
🎥 08/08 (segunda-feira):
14:00 – Tempos Super Modernos de Pif
16:05 – Tintoretto – Um rebelde em Veneza de Giuseppe Domingo Romano
17:55 – Guia Romântico para Lugares Perdidos de Giorgia Farina
19:55 – Il Buco de Michelangelo Frammartino
🎥 09/08 (terça-feira):
14:00 – Laços de Daniele Luchetti
15:55 – Mamma Roma de Pier Paolo Pasolini
17:55 – Eu, Leonardo de Jesus Garces Lambert
19:40 – Mulheres Rebeldes de Francesco Costabile
🎥 10/08 (quarta-feira):
14:00 – Leonora, Adeus de Paolo Taviani
15:45 – Tempos Super Modernos de Pif
17:50 – Il Buco de Michelangelo Frammartino
19:40 – Guia Romântico para Lugares Perdidos de Giorgia Farina
Dica extra: O Moviecom está com uma promoção que todos pagam meia entrada de segunda a quarta-feira (exceto feriados).
Confira mais informações sobre os filmes no site do festival aqui.
Posts relacionados:
Filme gravado em Baia Formosa é o grande vencedor do FINC 2022
VI Curta Caicó realiza mostra de filmes em 11 municípios do RN
O filme "The Normal Heart" e o preconceito com os portadores de HIV
Edição 2020 do Festival Varilux do Cinema Francês acontecerá a partir de 19 de novembro no Cinépolis...
Curta-metragem potiguar "Navio" no Festival de Cinema de Gramado
Publicitária formada pela UFRN, Master Jedi em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela ESPM, Head of Marketing and Branding na ESIG Group e Sócia Administradora do blog regional Apartamento 702. Comunicóloga, cinéfila, intolerante a lactose e a seres humanos antivacina, metida a blogueira nas horas vagas.