Concerto gratuito homenageia 100 anos do potiguar Aldo Parisot

A obra do violoncelista  potiguar, Aldo Parisot, solista nas maiores orquestras do planeta, celebra 100 anos esta semana durante a 7ª Mostra de Violoncelos de Natal. A mostra contará com a participação de 100 renomados músicos internacionais e nacionais para quatro dias de programação. O evento é gratuito e começa nesta segunda-feira (12) na Escola de Música da UFRN.

Natalense nascido em 1918, Aldo Parisot  foi solista de algumas das maiores orquestras do mundo como a Filarmônica de Berlim, de Nova Iorque e de Viena. É o último colaborador ainda vivo próximo de Villa-Lobos, que lhe dedicou duas peças para violoncelo e orquestra. Durante mais de 60 anos foi professor catedrático da Yale University, nos EUA. Sua biografia foi publicada recentemente na Inglaterra pela professora Susan Hawkshaw.

Para homenageá-lo, 100 violoncelistas convidados, incluindo a ex-aluna de Parisot, Kim Cook, professora da Penn State University, e o vice-reitor da Estonian Academy of Music, Henry-David Varema, além de musicistas das mais reconhecidas universidades brasileiras irão compor a sétima edição da Mostra de Violoncelos de Natal. No concerto serão apresentadas obras emblemáticas da carreira do músico potiguar, como a Bachiana 5 de Villa-Lobos, além de peças de Oriano de Almeida, Bach e Piazolla.

Os ingressos para assistir ao concerto, que acontece na quinta-feira (15) no auditório do Holiday Inn, serão distribuídos na Escola de Música da UFRN (EMUFRN) a partir da quarta-feira (14), das 9h às 12h e das 14h às 18h. Quem não conseguir pegar o seu, também pode tentar na hora do Mostra. A regência do concerto será do violoncelista carioca Fábio Soren Presgrave, professor da Escola de Música da UFRN.

Confira a programação completa da 7ª Mostra de Violoncelos de Natal:


DIA 12/11 (Segunda-Feira)

18h- Apresentação de Abertura – UFRN CELLOS – Hall da EMUFRN
18h30min – Palestra com o Prof. Claudio Galvão: Aldo Parisot – vida e obra
19h30min – Palestra com a Profa. Kim Cook: Aldo Parisot, o pedagogo

Dia 13/11 (Terça-Feira)

17h30min- Concerto para Violoncelo e Banda de Friedrich Gulda- Gabriel Vasco
20h- Concerto de professores da VIII Mostra no Auditório Oriano de Almeida: Cristian Brandão (UFPA), Dora Utermohl (UFC), Kayami Satomi (UFU), Fred Nable (UFRN) e Diego Paixão (Ong Atitude Cooperação) e Durval Cesetti (UFRN)

Dia 14/11 (Quarta- Feira)

20h- Jovens violoncelistas brasileiros -Obras para violoncelo solo no Auditório Oriano de Almeida

Dia 15/11 (Quinta-Feira)

13h – Recital com os profs. Kim Cook (Penn State University) e Henry-David Varema (Estonian Academy of Music and Theater)- Auditório Onofre Lopes
20h – CONCERTO COM 100 CELLOS EM HOMENAGEM AOS 100 ANOS DE ALDO PARISOT- Hotel Holiday Inn – Arena das Dunas

Dia 16/11 ( Sexta- Feira)

9h- Apresentação de Trabalhos Científicos na Sala 21 da EMUFRN

Previous Article
Cecília Oliveira
Cecília Oliveira é formada em Jornalismo, atua como produtora cultural e assessora de comunicação, é plus size, a mil por hora, apaixonada por glitter, cachorros e fotografia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *