Artistas potiguares criam canal no youtube para divulgar a cultura potiguar

Em resposta à convocatória lançada pela Prefeitura de Natal para divulgação de obras de forma colaborativa no projeto “Cultura na Cidade – Edição Especial”, artistas potiguares se uniram e criaram o Portal Cultura Natal. Um canal no youtube que tem como objetivo divulgar a cultura potiguar.

Para quem não está por dentro sobre a questão da convocatória, a gente explica: lançada no dia 30 de abril, através da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural Capitania das Artes, a publicação convoca artistas, produtores, representantes de entidades culturais, realizadores e demais Agentes Culturais do Município e da Grande Natal a inscreverem obras para divulgação e veiculação no canal do Youtube da Prefeitura Municipal do Natal fazendo a “cessão de Direitos Autorais, Morais, Patrimoniais, de Textos, Imagens ou musicais relacionados à proposta inscrita”.

O canal da Prefeitura tem sido divulgado como “a maior plataforma digital de conteúdo cultural para o período de quarentena no enfrentamento a Covid-19” (veja matéria), e para a classe artística a ação não atende os anseios e desvaloriza o trabalho dos profissionais devido à cessão de Direitos Autorais.

“Quando um vídeo é postado no youtube ele é considerado um produto e passa a ser monetizado pela plataforma. A partir do momento em que os artistas, produtores e demais agentes culturais são obrigados a ceder vídeos (produtos), conforme os termos dessa convocatória, eles estão cedendo uma obra para um terceiro, implicando assim perda de possíveis direitos, além de uma baixa, porém existente monetização do YouTube). Então nesses casos seus trabalhos passam a ser monetizados no canal em que o vídeo está hospedado, no caso a Prefeitura, e não o artista. No canal Portal Cultura Natal todos os vídeos estão sendo redirecionados diretamente dos canais de seus criadores, através de playlists, onde o expectador seja direcionado para o canal do artista, valorizando assim o trabalho de cada um dos colaboradores dessa proposta”, explica o produtor André Maia, um dos colaboradores do Portal Cultura Natal. ”

O produtor comentou inclusive que a proposta de criação de playlists também foi sugerida para a Prefeitura junto à Secretaria de Cultura, mas não obteve êxito. “Continuamos com nossas portas abertas para ajudar a Prefeitura a construir ações em prol da Cultura”, declarou André.

Na descrição do canal, os artistas apresentam o projeto como um “espaço colaborativo alimentado por produtores e artistas das mais variadas linguagens da cidade do Natal”, e completam: “Somos muitos e muitas, estamos produzindo diariamente. Pensando, criando, ensaiando, pesquisando e preparando nossa arte para que ela chegue até ao público da melhor forma possível. Estamos em todos os cantos do planeta, mas identificados pela nossa cultura natalense, nosso berço, nosso lar, mas que também é ponte para chegarmos a muitos outros lugares. Esse canal também é trampolim para divulgarmos nossos trabalhos e valorizarmos nossos espaços. Um espaço amplo e diversificado a serviço de artistas e coletivos artísticos da cidade do Natal”.

Na chamada do portal estão artistas como: Henique Fontes, Titina Medeiros, Keila Sena, Dênia Cruz, Babi Baracho, Giovanna Araújo, Enio Cavalcante, Wecsley Mariano, Matheus Cardoso e Márcia Lohss. A identidade visual é assinada por Filipe Marcus, e no canal, o público encontra diversas playlists de música, teatro e circo.

Previous ArticleNext Article
Cecília Oliveira
Cecília Oliveira é formada em Jornalismo, atua como produtora cultural e assessora de comunicação, é gorda power, a mil por hora, apaixonada por glitter, cachorros e fotografia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *