Uma pilha de livros na estante do quarto e a promessa de ler interrompida pela falta de tempo. O resultado disso é frustração e um número bem menor de obras lidas em um ano.

Resolver esse problema não é fácil, passa por organização de tempos e tarefas, além da priorização de atividades e do que você precisa ler naquele momento. No longo prazo, pode afetar até o hábito da leitura em si.

Para ajudar essas pessoas com este tipo de problema nasceu o aplicativo 12 minutos, um aplicativo para você ler e ouvir uma espécie de resumo de livros (ou microbooks) pelo celular. Nele é possível ler 5 microlivros em uma hora, por exemplo.

Ele foi criado pelos empreendedores Diego Gomes e Larissa Carbal em agosto de 2016 e caminha para contar com um acervo de 400 livros em áudio e texto.

Aplicativo 12 minutos: como funciona?

No aplicativo há uma lista de livros divididos em categorias distintas. Você escolhe um deles e lê um resumo dos principais pontos e pronto. O processo, ao todo, dura em média 12 minutos.

Se tiver com pouco tempo ou, quem sabe, se preparando para uma caminhada ou uma corrida, você pode optar também por ouví-lo.

Toda semana o aplicativo atualiza o seu acervo. Ele também faz indicações para você de acordo com os seus hábitos de leitura. A maior parte dos livros está na temática marketing, negócios, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal.

Obras famosas como “O Poder do Hábito” de Charles Duhig ou “Foco”, de Daniel Goleman, estão por lá. O 12 minutos funciona como uma espécie de Netflix dos microbooks.

É uma forma inovadora e importante para quem quer conhecer mais autores de forma rápida.

Aplicativo 12 minutos: o que eu achei?

Eu uso o app 12 minutos há três meses. Ouvi falar dele em uma matéria da Exame e decidi fazer um teste para ver se eu gostava.

Eu já havia feito um trial no Blinkist, aplicativo alemão, com funcionalidade semelhante, mas que traz microbooks em inglês. Minha experiência foi ótima, mas não tinha condições de bancar uma assinatura em dólar.

Como vi que o 12 minutos tinha proposta parecida, resolvi testar. Gostei muito. Ele permitiu que eu lesse obras de não ficção que eu tinha curiosidade, mas que ainda não havia testado.

Um desses microbooks me inspirou, inclusive, em comprar o livro: foi o caso de “Foco” do Daniel Goleman.

Eu acredito que ele se você se encaixa nessas três coisas.

  • Ter um incentivo diário à leitura.
  • Conhecer obras de diversos autores em pouco tempo
  • Ter um guia de livros para você comprar

Se a sua praia for mais livros de ficção, não acredito que ele será muito útil para você. Mas, mesmo assim, no seu lugar eu faria um teste.

Aplicativo 12 minutos é gratuito?

O 12 minutos tem uma versão trial que dura 3 dias. Nela, você tem acesso a todo o acervo para experimentar. Caso você goste, você pode optar pela versão paga.

A versão paga custa R$ 24,90 por mês. Ela é anual e permite também sincronizar os microbooks baixados no 12 minutos com o seu kindle.

Ocasionalmente, há promoções. Neste link, por exemplo, que funciona até o dia 31 de dezembro de 2017, você pode ter acesso à versão premium com 60% de desconto.

O aplicativo está disponível nas principais lojas: Apple Store e Android Play. Mas você pode baixar no botão abaixo.

Baixar 12 minutos agora