Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Lançamento do livro “Uma Andorinha Só”

sexta-feira, 7 Abril @ 3:30 pm - 5:00 pm

O conhecido e tão falado ditado popular “uma andorinha só não faz verão” serviu de inspiração para o escritor, ilustrador, designer gráfico, ator, palhaço e contador de histórias Luciano Pontes, de Recife, falar sobre o poder da natureza e da criação. O livro ilustrado tem 38 páginas e foi impresso em apenas duas cores (preto e verde). A terceira cor vem do próprio papel kraft, que lembra os tons e a textura da terra.

O lançamento do livro acontecerá durante a Jornada Potiguar de Leitura e Educação, dia 07/04, às 15:30h, no auditório da FIERN.

A história conta o surgimento repentino de uma árvore no meio de terra seca e vazia, que segue crescendo com ajuda da chuva, do sol e do vento. Quem será que plantou a árvore? Até então nada parece surpresa, mas com frase curtas e com analogias, Pontes constrói um texto poético e crítico alertando para as ações individuais e coletivas que podem modificar o planeta. Longe de ser um livro didático, a obra busca despertar para o poder da coletividade sem ser panfletário. “As histórias da tradição oral constituem um patrimônio da alma brasileira, por ela aprendemos sobre os mistérios, poder, amor e sonhos de um povo que sabe o que dizer. ” A oralidade e contos populares sempre foram um campo de investigação do autor para seus livros e espetáculos teatrais.

Autor de diversos livros infantis, Luciano Pontes, escreveu, entre eles “Ouvindo as conchas do mar”, “Uma história sem pé nem cabeça”, “O carrossel do tempo”, “Disse me disse”,Belizbel” pela Editora Paulinas. E “Em briga de irmãos, quem dá opinião?” pela Editora FTD.Deslembrar” pela Editora Lafonte. Além de “Seu Rei Mandou”, Edições Meias Palavras, fundada pelo autor para divulgar os contos que escreve para serem encenadas pela Cia Meias Palavras de Teatro. Além disso, ele atua no Programa Doutores da Alegria, em Recife, como Besteirologista em hospitais públicos atendidos pelo programa desde 2013.

O autor nasceu em Orobó, no agreste de Pernambuco. Morou em Olinda e vive no Recife, em um bairro poético chamado Graças. “Acho um bom bairro para um escritor e palhaço morar. Além disso, a minha rua não se chama doutor fulano de tal, é a rua da amizade, moro em um bairro dentro da poesia dos encontros”. Fala o autor.

Não é de hoje que a oralidade, as antigas e tradicionais brincadeiras populares, contadas e cantadas de geração em geração inspiram o autor. “Procuro escrever para ser lido, dito e não apenas lido. Gosto das histórias que ganham e fazem parte da vida das pessoas. Devo as histórias contadas pela minha mãe antes de dormir a insaciável vontade de ler”. Adoro ler, mas gosto de ouvir histórias elas ganham novo fôlego e refazem o caminho da oralidade, passando, novamente, de boca em boca, de ouvido em ouvido, de página em página, com suas sábias, divertidas e instigantes histórias.

Além da escrita, Pontes também assina as ilustrações e o projeto gráfico do livro. Graduou recentemente em Design Gráfico para cuidar do processo integral com o livro em projetos especiais de sua autoria. Em o livro Uma Andorinha Só se inspirou na sustentabilidade e no charme do papel Kraft, que muitas vezes embrulha e protege produtos, para imprimir poesia em letras e imagens. As ilustrações foram feitas em bico de pena, misturadas com ilustrações digitais. A gravura também inspirou no traço simples e preciso para as imagens. “Considero este projeto um livro ilustrado, poucas pessoas sabem perceber a diferença. Mas venho buscando uma maior relação e interação entre a narrativa visual e textual para o livro como todo. ”

SERVIÇO:

 

Livro: Uma Andorinha Só

Autor: Luciano Pontes

Ilustrações: Luciano Pontes

Editora: Comunique

Número de páginas: 38 págs.

Valor: R$ 38,90

Vendas e pedidos: https://comunique-editora.lojaintegrada.com.br/

Tel: (84) 3201 0501

Detalhes

Data:
sexta-feira, 7 Abril
Hora:
3:30 pm - 5:00 pm

Comentários

Sem comentários

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *