4 eventos da cultura hip hop que você precisa conhecer em Natal

O nordeste vem cada vez mais se impondo na cena hip hop nacional. Quem está mais por dentro do movimento sabe que os rappers da região tem trabalhado bastante para colocar o gênero no mapa.

Mas o hip hop não é composto apenas pelo rap. São quatro elementos fundamentais que formam essa cultura: MC’s e DJ’s (que formam o rap), grafite e o breaking (dança).

Seja você já um admirador do hip hop e de seus elementos ou ainda não conhece muito e tem vontade de ficar por dentro das manifestações que estão rolando na nossa Natal, resolvemos compilar aqui uma pequena lista.

Nossa lista é composta por eventos que ocorrem com certa frequência na cidade e já tem uma tradição entre os envolvidos nessa cena.

Confira abaixo os eventos e já se organiza para conhecer o mais próximo a você

1 – Batalha do Vinho

As batalhas de MC’s vão compor grande parte da nossa lista. Afinal, para quem não estava sabendo, a cidade (e também vários municípios do interior) é repleta delas, pois ocorrem em todas as zonas e em vários dias da semana.

Como funciona?

Em geral (e de forma resumida), dois MC’s se enfrentam em uma competição de rimas a serem improvisadas sob uma trilha musical de rap que é tocada na hora. Pode haver temas previamente escolhidos ou não. Cada batalha tem sua organização e regras próprias. Pode contar com jurados ou a própria plateia julgar e escolher o vencedor.

Qualquer um pode participar desde que chegue na hora das inscrições, não há nenhum tipo de critério. É só chegar e rimar!

A Batalha do Vinho é uma das mais antigas e tradicionais batalha de MC’s do RN. Foi catalogada recentemente pelo órgão “Família de Rua” (organizadores do Duelo Nacional de MC’s) como a maior do nordeste quando se fala em público semanal.

O evento ocorre sempre aos sábados às 17h no Espaço Cultural Jesiel Figueiredo (Área de Lazer do Gramoré) localizado no Gramoré, Zona Norte de Natal.

A organização trouxe no ano passado o rapper pernambucano Diomedes Chinaski para participar de um super desafio com um dos grandes MC’s da cidade, o Doggie Killa.

O Doggie foi o nosso representante na seletiva para o Duelo Nacional de MC’s também em 2017 e representou muito bem!

Você pode conferir mais informações e um pouco do que já rolou nessa batalha na página do Facebook ou no canal deles no YouTube. No canal, além dos vídeos das batalhas, você pode conferir também uma série de entrevistas com os MC’s.

 

2 – Batalha da Esperança

A Batalha da Esperança é uma batalha de MC’s que também leva bastante público a prestigiar o evento. Ocorre sempre nas quintas-feiras às 18h em um espaço conhecido como “Rodinha do Padre”, próxima da UPA, na Cidade da Esperança, Zona oeste da cidade. O nome da batalha vem justamente do bairro onde ela ocorre.

Existe uma certa “rivalidade” saudável e bastante tradicional entre os MC’s da zona oeste e os da zona norte (que rimam na batalha do vinho) o que sempre geram vários conteúdos para os duelos.

Nesse sentido, é importantíssimo citar o desafio “Vinho x Esperança” que ocorreu em abril. Nele, os MC’s de cada batalha representaram suas respectivas zonas disputando vagas para o Duelo Nacional de MC’s.

Por ser um desafio de ida (ou seja, terá a volta posteriormente) essa edição ocorreu no local da Batalha do Vinho na zona norte.

Se quiser ficar por dentro do que rola nessa batalha você pode curtir a página no Facebook. É possível também seguir o evento no Instagram e acompanhar o que já rolou nas edições anteriores no canal deles no YouTube.

3 – Batalha do DED

Certamente você conhece o DED como um espaço utilizado por patinadores e skatistas, certo?

Porém, o local agora é sede de uma batalha de rap! Esse evento contempla duelos de MC’s com alto nível de rimas e vem ganhando tradição e respeito entre os amantes da cultura hip hop e frente às batalhas maiores já citadas.

Apesar disso, não conta com estrutura como as duas já citadas e os MC’s rimam sem microfone, o que aproxima as pessoas dos duelos e fazem dele um evento mais underground.

A batalha ocorre sagradamente nas sextas-feiras às 18h no DED, localizado em Lagoa Nova – Zona Sul de Natal.

Em 2017, eles tiveram a honra de trazer, em parceria com a organização da Batalha do Vinho, o rapper e poeta paulista Fabio Brazza.

O rapper elogiou amplamente o evento e rimou com os MC’s em um duelo coletivo, para a satisfação de todos. Confira mais na página deles no Facebook.

Vamos ainda te dar um bônus sobre mais duas Batalhas de MC’s que temos na cidade:

  • Batalha do Arco: ocorre sempre nas terças-feiras às 18h na escadaria de Mãe Luiza, Zona Leste da cidade;
  • Batalha do Disco: ocorre também nas quartas-feiras às 18h, mas na Praça do Disco em Ponta Negra, Zona Sul de Natal.

4 – Cypher de Rua: Respeite o Boombox

Diferente das Batalhas de MC’s, a Cypher de Rua, é um evento originalmente criado para o breaking, onde bboys e bgirls dançam disputando alguma premiação e também por diversão nas rodas.

O organizador do evento sempre viu os elementos da cultura hip hop bastante dispersos entre si na cidade e decidiu fazer da Cypher uma verdadeira “festa hip hop”.

Em diversas edições o evento conta além das tradicionais batalhas de breaking, também com batalhas de mc’s. Os dj’s sempre presentes, grafiteiros fazendo alguma pintura no local, e rodas de discussão sobre o movimento hip hop e assuntos correlatos.

O evento ocorre com uma frequência quase sempre mensal e, em geral, inicia-se às 16h.

O local varia entre a calçada do shopping Midway Mall na Bernardo Vieira (em frente à Farmácia Pague Menos), e por vezes na quadra por trás do mesmo shopping. Sempre é avisado com antecedência na página do evento no Facebook em caso de mudanças.

Em março ocorreu a 24ª edição do evento. Já na 25ª edição, que ainda não tem data certa mas já foi divulgada, a organização pensou diferente e resolveu voltar a atenção para as bgirls e mulheres do hip hop.

A “Respeite o Boombox” se tornará “Respeite as Minas” e terá toda a programação feita para elas. Fique por dentro de como vão ser as próximas edições e o que já rolou nesse evento curtindo a página dele no Facebook.

 

Essa foi a nossa listinha sobre alguns eventos bem bacanas em que você pode imergir na cultura hip hop e entrar nessa atmosfera de entretenimento e resistência.

Qualquer dúvida ou curiosidade, todos eles estão nas mídias sociais e as respectivas organizações vão ter o maior prazer em te responder!

Previous ArticleNext Article
Débora Silva
Estudante de publicidade da UFRN, amante da cultura hip hop, torcedora do ABC e a estagiária top do Apartamento702.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *