Para quem ainda vive com os pais morar sozinho pode parecer como ganhar na loteria da vida. Mas a verdade é que ter um cantinho só seu não é esse mar de rosas que parece ser. Uma experiência um tanto quanto solitária, morar sozinho se resume boa parte das vezes em muitas contas à pagar e muitos perrengues para lidar.

Reunimos aqui 15 fatos que vão te convencer de uma vez por todas que morar sozinho não é nada fácil.

1. Receber o salário é sempre um misto de alegria e tristeza

Você passa o mês todo contando os dias para receber o salário. Quando o dinheiro finalmente cai na conta, como que por mágica ele vai todo embora só em contas.

2. Seu saldo bancário não é capaz de acompanhar os aumentos nos preços do supermercado

Quando se mora sozinho, ir ao supermercado é como um déjà vu das aulas de história quando o professor falava sobre a inflação durante a ditadura militar no Brasil. A sensação é a mesma. Você acaba por entender porque sua mãe sempre leva uma calculadora junto com a lista de compras.

3. Miojo é o seu prato favorito

Prático, rápido de fazer e barato. Precisa dizer mais ? O miojo é tipo um patrimônio cultural de quem mora sozinho. Ainda rola acrescentar ketchup, queijo ou sardinha. As variações são infinitas e tem para todos os gostos.

4 . “Enquanto você respirar haverá louça para lavar” – Assinado vida

Pesadelos com a boneca Annabelle que nada, seu maior medo é a louça suja se acumulando na pia. E advinha só, se você não lavar ela vai continuar suja.

5. Sua mãe continua sendo sua principal referência na arte de viver

Não tem pra onde correr. A sua mãe vai ser sempre a primeira pessoa para quem você vai ligar quando bater aquela dúvida sobre como tirar manchas em roupas, cozinhar aquele prato irado que só ela sabe fazer e até mesmo pra perguntar que remédios você pode tomar quando está doente.

6. Vodka e cerveja são considerados itens de sobrevivência para você

A sua paixão por estes dois itens é tão grande que vai até chegar um dia em que a sua geladeira vai estar cheia de garrafas de vodka e cerveja, mas você não vai ter água ou comida em casa.

7. Você vai dar muitas festas na sua casa (e depois vai limpar tudo sozinho)

Quando se mora sozinho, principalmente se você for o único dos seus amigos que não divide casa com ninguém, seu apê vai se transformar em um verdadeiro carnaval fora de época. Vai ter sempre alguém querendo dormir na sua casa depois de um rolé, você vai promover várias sociais e ainda vai ter nego querendo fazer tua casa de motel.

8. Você é bff do pessoal do delivery

De tanto pedir comida no mesmo restaurante os atendentes já reconhecem você só pela voz e quando você menos esperar vai estar conversando com o cara do delivery sobre os filhos dele. A vantagem é que você não vai precisar repetir o seu endereço toda vez que fizer um pedido e ainda vai ganhar molho extra.

9. Vai saber que é preciso pagar caro para se ter internet e TV a cabo em casa

Não vive sem internet e TV a cabo ? Então prepara-se para pagar para manter esse amor. Depois de alguns meses pagando caro por um plano meia boca, seu sonho de consumo vai ser encontrar um apê que tenha os dois inclusos no valor do aluguel.

10. Cartão de crédito é o seu melhor amigo

As palavras crédito e parcelado se tornam a sua definição de true love. Você e o seu cartão de crédito são inseparáveis, ele está ao seul ado em todos os momentos da sua vida e você se sente invencível. Seu único medo é o de uma transação ser recusada.

11. Lixo acumula muito fácil e ele não desaparece sozinho

Quando você mora sozinho você passa a ter noção de como uma pessoa pode acumular muito lixo em uma semana. Leva um tempo para se acostumar com a ideia de que ele não desaparece sozinho das lixeiras, mas quando você menos esperar já vai saber até os horários em que o caminhão da coleta passa no seu prédio.

12. Você vira um mestre jedi em questões burocráticas

Já pode acrescentar no seu currículo professional a sua aptdão para compreender minutas de contrato e os seus conhecimentos avançados em IGPM, IPTU e outras taxas relacionadas a aluguel.

13. Esquecer de levar a toalha para o banheiro na hora do banho não é mais uma opção

Quem nunca esqueceu (acontece todas às vezes) de levar a tolha para o banheiro e precisou dar aquele gritinho básico pedindo para alguém trazer para você? Pois é, seus dias assim acabaram. Esquecer de repor o papel higiênico então nem se fala…

14. Voltar pra casa cansado e precisar cozinhar o próprio jantar é lei

Acabou a mordomia!!!! Chegar em casa depois de uma jornada exaustiva de trabalho/faculdade/barzinho e encontrar um banquete (feito por outra pessoa, é claro) à sua espera só em sonho. Seus dias de glória ficaram definitivamente no passado.

15. E ainda assim você não poderia ser mais feliz que agora