11 museus e centros culturais em Natal que você precisa conhecer

Museus e centros culturais em Natal são atrações na cidade

O Rio Grande do Norte tem uma das histórias mais ricas do nosso país. Nos séculos XVI e XVII franceses e holandeses viram em terras potiguares uma nova pátria.

Desempenhamos um papel importante na Segunda Guerra Mundial sendo sede das duas principais bases militares americanas em território estrangeiro. Recebemos a visita do presidente americano Franklin Delano Roosevelt e tivemos no potiguar Café Filho o nosso próprio líder nacional.

O que talvez você não saiba é que esses e tantos outros fatos marcantes do nosso passado estão mais perto do que o que você imagina. Através de artefatos, pinturas, vestimentas de época, brinquedos e documentos, museus e centros culturais da cidade recontam a nossa história diariamente.

Sabendo da importância desses espaços, para celebrar o Dia Mundial do Museu – comemorado nesta quarta-feira (18) – fizemos uma lista com os principais museus e centros culturais em Natal que você precisa conhecer.

Museus e Centros Culturais em Natal

1 – Museu de Arte Sacra

museu de arte sacra - imagem no portal do turismo do rnLocalizado no coração da cidade, o Museu de Arte Sacra reúne objetos de arte religiosa do estado. Em seu acervo é possível encontrar esculturas do período barroco, trajes e mobiliário de época, imagens de santos do século XVII ao XX e algumas pinturas. Na visita ao museu você poderá se familiarizar com alguns dos trajes e pratarias que são utilizados em cerimônias religiosas.

Rua Santo Antônio, 698, Cidade Alta – no primeiro andar da Igreja Santo Antônio.

2 – Museu do Brinquedo Popular

museu do brinquedo imagem flickr ifrnA visita ao museu é uma verdadeira imersão no universo lúdico infantil de diferentes gerações. Atualmente o espaço expõe cerca de 300 brinquedos e brincadeiras, todos catalogados em mais de 60 municípios norte-rio-grandense. A proposta principal do museu é a de preservar a tradição cultural de diferentes estados brasileiros através de seus jogos e brincadeiras. Um fato curioso sobre o museu é que parte do seu acervo é constituído por criações únicas. São jogos e brincadeiras que foram pensados por familiares exclusivamente para entreter as suas crianças.

Avenida Rio Branco, Cidade Alta – IFRN Cidade Alta

3 – Centro de lançamento Barreira do Inferno

O Museu Barreira do Inferno é o programa ideal para quem está afim de conhecer a história da cidade sob uma nova perspectiva. O centro de lançamento funciona na verdade como um museu aeronáutico e aeroespacial. Foi o primeiro centro de lançamentos de foguetes da América Latina e no local estão expostas peças originais e réplicas dos foguetes já lançados. Radares meteorológicos, uma aeronave AT-26, miniaturas de foguetes e painéis fotográficos também fazem parte do  seu acervo.

Rodovia RN 063 Km 11, Parnamirim.

4 – Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte

foto adriano abreu - instituto historico e geografico Fundado em 1902 o Instituto conta com um vasto acervo documental da história colonial do Rio Grande do Norte. No local se tem acesso ao registro de fotografias, revistas e jornais de outras épocas. Sendo  considerado o arquivo cultural oficial mais antigo da capital potiguar.

Rua da Conceição, 622, Cidade Alta.

5 – Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão

Prédio do Museu da Cultura PopularComo o nome já insinua a proposta do museu é a de reavivar o interesse da população na cultura popular. Em um prédio com cerca de 350 metros quadrados, 1.500 peças – assinadas por cerca de 400 artistas populares – nos ajudam a desvendar mais sobre o imaginário cultural da nossa história. O espaço também dispõe de arquivos em vídeos, fotos e texto, nos quais são traçados perfis dos artistas potiguares.

Praça Augusto Severo, S/N, Ribeira.

6 – Museu da Imprensa Oficial Eloy de Sousa

museu da imprensa - foto facebook delesSendo pioneiro em sua proposta, o Museu da Imprensa foi o primeiro a atentar para a importância de se manter um registro oficial com tudo o que já foi publicado pela imprensa no estado. O museu reúne documentos desde a fundação do jornal “A República” e mantêm em suas instalações vários objetos que compunham o maquinário utilizado antigamente na montagem de um jornal.

Avenida Câmara Cascudo, 355, Ribeira.

7 – Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

foto prefeitura parque dom nivaldoO parque foi projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer e hoje abriga o Memorial Natal. Espaço que tem como missão resgatar e valorizar aspectos imateriais e materiais da história local. No alto de uma torre de 45 metros de altura, o memorial oferece uma vista privilegiada da cidade. O Parque da Cidade está sempre recebendo novas exposições e atividades culturais ao ar livre, vale a pena a visita.

Avenida Prefeito Omar O’Grady, Candelária.

8 – Pinacoteca Potiguar

pinacoteca potiguar - foto facebook delesTida como a maior expressão da arquitetura neoclássica em Natal, a  Pinacoteca já vale por si só uma visita ao local. O espaço conta com exposições permanentes com trabalhos de artistas locais, nacionais e até mesmo internacionais. No momento a mostra de arte Dorian Gray, com mais de 100 artistas atuantes na cidade, está disponível para visita na Pinacoteca.

Praça André de Albuquerque, S/N, Cida Alta.

9 – Museu de Minérios

Foto: Elias Medeiros

 Nos últimos anos o museu de Minérios tem encantado muitos turistas, que chegam até a indicar o local como parada obrigatória para quem está de passagem pela cidade. O museu apresenta aos visitantes uma rica amostra da área mineral do Rio Grande do Norte, assim como de outras localidades e países. Guias profissionais acompanham os visitantes explicando a história que se esconde por trás de cada minério.

Avenida Senador Salgado Filho, 1559, IFRN.

10 – Museu Câmara Cascudo 

Mantido pela Universidade Federal o museu é um dos mais conhecidos da região e está sempre recebendo mostras de arte. As pesquisas apresentadas no museu sobre arte indígena e afro-brasileira merecem destaque. A partir desta sexta-feira (20) uma nova exposição entrará em cartaz. Com uma proposta mais interativa e lúdica,  uma sala temática será montada no espaço para assim reconstruir o universo dos engenhos de açúcar.

Avenida Hermes da Fonseca, 1398, Tirol.

11 – Memorial Câmara Cascudo 

memorial camara cascudo - google O acervo do memorial é composto por obras e documentos históricos que apresentam ao público um olhar mais íntimo sobre a vida de Câmara Cascudo. Um dos destaques da visita é a biblioteca particular do folclorista que conta com mais de 10 mil volumes em diferentes idiomas sobre religião, folclore, romances e biografias.

Praça André de Albuquerque, 30, Cidade Alta.

Previous ArticleNext Article
Ayhuma Amazona
Apaixonada por contar histórias, conhecer novas pessoas e lugares.Pisciana com ascendente em capricórnio, adora falar sobre astrologia, cerveja, música e séries indies. Viciada em chocolate e sushi.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *