Quantas vezes você, mulher, não estava no trabalho ou na faculdade e teve a surpresa de ficar menstruada uns dias antes. E logo precisar sair correndo para o banheiro em um pequeno desespero.

E obviamente, o reflexo é procurar um absorvente inexistente, afinal, toda aquela situação foi inesperada.

Pensando nisso e digna de uma sororidade impressionante, a aluna da UFPE Manu Marinho teve uma ideia simples e genial. Ela deixou no banheiro da sua universidade uma caixinha com alguns absorventes acompanhados do seguinte bilhete: “Pegue um, caso precise. Deixe um, se tiver sobrando”.

Inspirada pela aluna, a professora da UFRN, Izabel Nascimento do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, realizou essa campanha na manhã desta segunda-feira, 11, em dois banheiros femininos do CCHLA.

Com o mesmo lema e intenção solidária, as caixinhas já estão se espalhando nos banheiros do departamento.

As estudantes Mara Cristiane do curso Letras Frances e Thaline Raiane do curso de História da UFRN comentaram que acharam a campanha interessante e maravilhosa, pois já passaram por casos em que precisaram de um absorvente e que não tinham um acesso rápido dentro da universidade para comprar um. Elas acreditam que muitas outras meninas já tenham passado por isso e que agora com essa iniciativa será muito mais fácil evitar esses imprevistos.

As estudantes aderiram à campanha e já deixaram absorventes para repor o estoque.  Elas esperam que as demais alunas participem e deem continuidade ao projeto social.