No período de 29 de março a 1º de abril, o Grupo de Estudos André de Albuquerque Maranhão – GAM, o Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo e o Instituto Tavares de Lyra promoverão o evento “Memória e Tradição – Bicentenário da Revolução de 1817”, com a finalidade de resgatar a importância da Revolução de 1817 para a História do Rio Grande do Norte.

Dentro da programação do evento haverá a palestra de Paulo de Albuquerque Maranhão, descendente da Casa de Cunhaú, além de mesas redondas com renomados professores de História do RN e pesquisadores, mais o relançamento de três livros: “A Casa de Cunhaú”, de Luís da Câmara Cascudo; “A participação da Capitania do Rio Grande do Norte e de Maçons Potiguares na Revolução Pernambucana de 1817″, de Cassimiro Júnior; e “A ressucitada”, de Francisco Galvão.

O evento será realizado no Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, localizado na Av. Câmara Cascudo, 377, Cidade Alta, Natal/RN, e será aberto ao público.

Inscrições: Enviar e-mail para: [email protected]

Ao final do evento será entregue certificado de 10h para quem fez a inscrição.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL (Sujeita a alterações)

Dia 29 de Março de 2017 – (Quarta-feira)

18h30
Sessão Solene na Câmara dos Vereadores de Natal/RN em celebração ao Bicentenário da Revolução de 1817.
Proposição da Vereadora Professora Eleika (PSL).

Dia 31 de março de 2017 – (Sexta-feira)

17h
Abertura da exposição fotográfica: A CASA DE CUNHAÚ. Acervo do Instituto Tavares de Lyra.

18h
Abertura da Sessão Magna com representantes do Instituto Tavares de Lyra, Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, UFRN e Grupo de Estudos André de Albuquerque (GAM). Composição da mesa e palavra da equipe responsável pelo evento.

19:30h
Palestra de Abertura do Dr. Paulo Fernando de Albuquerque Maranhão Cunhaú: A Fundação da Identidade Potiguar.

• Lançamento da reedição do livro “A Casa de Cunhaú”, de Luís da Câmara Cascudo.

Dia 01 de abril de 2017 – (sábado)

9h
1ª. Mesa-Redonda: M.e Anderson Tavares de Lyra e Arthur Dutra. Moderação de Daliana Cascudo – Memória e Tradição: 1817 através da História.

10:30h
2ª. Mesa-Redonda: Dr. Walner Spencer (a confirmar) e Cassimiro Júnior Moderação Augusto Maranhão (a confirmar) – Sob o Olho da Providência: O Protagonismo Revolucionário da Igreja e da Maçonaria.

• Lançamento do livro “A participação da Capitania do Rio Grande do Norte e de Maçons Potiguares na Revolução Pernambucana de 1817”, de Cassimiro Júnior.

INTERVALO

14h
3ª. Mesa redonda: M.e Douglas Cavalheiro e M.e Sérgio Trindade. Moderação Lucas Zilio (GAM) – Hipóteses Contra factuais: E se a Revolução tivesse êxito?

• Momento literáiro: Lançamento do livro “A ressuscitada”, de Francisco Galvão.

16:30h
4ª. Mesa redonda: Fábio Arruda e Dr. Fábio Fidélis. Moderação Erick Bezerra (GAM) – Engenhos e Itinerários: O espaço agrário no nordeste oitocentista.

18h
Encerramento e encontro social