Embora seja importante para toda sociedade, a divulgação científica muitas vezes fica restrita ao ambiente acadêmico. Para tentar resolver o problema e trazer a ciência para mais pessoas, estudantes de pós graduação de Londres criaram, em 2013, um evento chamado “Pint of Science”, que leva debates científicos para bares e café.

A ação se tornou global e neste ano vai acontecer em mais de 100 cidades. Uma delas é Natal. Programado para acontecer entre os dias 15 e 17 de maio, pesquisadores da UFRN vão debater, de forma aberta, seis temas científicos em dois bares de Natal: o Bar 54 e o Mormaço.

Os temas que serão discutidos vão abordar temas como nanotecnologia, zika vírus e big data. Você pode ver a relação completa aqui. Os debates ocorrem de forma simultânea entre os dois bares e começam a partir das 19h30. O evento é inteiramente gratuito e as pessoas só vão pagar as coisas que consumirem no bar.

O “Pint of Science” é organizado por voluntários e, só no Brasil, vai acontecer de forma simultânea em 22 cidades. O bate papo vai ser feito com pesquisadores que atuam aqui na cidade. Para saber mais, é só visitar o site oficial do evento.