Início » Dois projetos literários de Pipa que Natal poderia copiar

Dois projetos literários de Pipa que Natal poderia copiar

Neste final de semana nós acompanhamos e participamos do 5 Flipaut (Festival Literário Alternativo de Pipa) e lá tive o prazer de conhecer mais sobre dois projetos literários que servem de inspiração para qualquer cidade:

1. Bibliotecas Comunitárias

Para os que não sabem, uma biblioteca comunitária é um espaço público criado e mantido pela comunidade e voltado para os próprios moradores. Eu, pessoalmente, admiro iniciativas como estas, pois ajudam a democratizar e incentivar o acesso a informação, cultura e literatura em geral.

E em Pipa para quem não sabe tem cinco projetos que se encaixam nessa descrição ou incentivam a leitura no geral, estes são: Book Shop, Biblioteca de Sibaúma, Biblioteca da Praia, Leitura na Praça e Pequeno Leitor.

Para ter uma ideia vou fazer uma breve resumo de dois desses projetos: Book Shop é uma biblioteca com diversos livros disponíveis para quem quiser ler lá na casa que o projeto ocupa, ou para empréstimos para a comunidade a valores bem pequenos que servem para manter a sede.

Já a Biblioteca da Praia é como o próprio nome já diz, uma estande de livros disponíveis no meio da Praia do Amor que te convida para pegar um livro e ler sentado admirando a beleza natural do local.

Esses projetos estavam com uma barraquinha bem legal no Flipaut, da uma olhada na foto abaixo:

 foto (3)

2. Revista Bora

Sabe quando você chega num lugar que você ta passando um final de semana ou férias e pega aquele publicação local esperando encontrar dicas legais da cidade e só encontra um milhão de anúncios?

É, isso que não vai acontecer com a Revista Bora.

Eles estavam distribuindo sua edição bimestral no festival e tive a sorte de ser procurada por uma das organizadoras da publicação, Débora.

A publicação conta com 10 colaboradores e lá podemos encontrar dicas e matérias de quem conhece realmente Pipa. Por exemplo, nesta edição de Agosto/Setembro podemos ler matérias sobre: Kitesurf e onde praticar, a Lagoa de Guarairas e ainda tem uma pequena agenda com programações de Pipa.

Bem, a Revista funciona com distribuição gratuita em vários pontos de Pipa e, para nossa alegria, podemos ler online no site aqui.

 
 

2 thoughts on “Dois projetos literários de Pipa que Natal poderia copiar”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *