Dois importantes teatros estão fechados há anos e o espaço ABoca de Teatro corre o risco de ter suas atividades encerradas neste ano.

A edição desta terça-feira da Tribuna do Norte, e um post do blog Papo Cultura do jornalista Sérgio Vilar trazem novas informações sobre o estado atual desses equipamentos públicos de Natal.

Fiz um resumo, com os devidos links para as matérias originais, para você saber mais sobre a situação de cada um deles.

Teatro Alberto Maranhão

Ainda sem data para o início da reforma, o Governo do Estado negocia com a empresa pernambucana Cunha Lanfermann Engenharia e Urbanismo o projeto de reestruturação do equipamento público. Fechado desde 2014, o teatro mais antigo de Natal está interditado por não cumprir normas do Corpo de Bombeiros. Segundo o blog Papo Cultura, o valor da reforma será de R$ 7 milhões e está garantido via recursos do RN Sustentável.

Teatro Sandoval Wanderley

Em uma situação crítica, porque está fechado desde 20009, o prédio do Teatro Sandoval Wanderley pode se transformar em um centro comercial. Há uma proposta de um grupo de empresários de transformar o lugar em um pequeno shopping, com a contrapartida de construir um novo teatro em um outro local. Segundo a Tribuna do Norte, a negociação ainda está em fase inicial e depende de discussão com a classe artística. Certo é que o Município não dispõe de recursos para a reforma do equipamento público.

ABoca Espaço de Teatro

Fundado em 2014 e um dos principais espaços independentes de Natal, ABoca está em plena campanha para conseguir recursos que ajudem a viabilizar o local.

Felizmente, eles conseguiram financiamento e vão se manter por mais um ano.