A equipe do Orçamento Participativo da Prefeitura do Natal abriu no fim do mês passado a possibilidade de as pessoas fazerem sugestões de obras na cidade pela internet.

Funciona de um jeito simples e integrado com os serviços do Google Drive. O usuário preenche o formulário, indica a região em que mora e, no espaço que é reservado, faz sugestões para as obras a serem feitas na região.

As mais votadas serão executadas.

De acordo com a própria Secretaria Municipal de Planejamento, eles estão recebendo nos últimos dias a solicitação para executar Plano Cicloviário da cidade.

O plano, que pretende ligar toda a cidade por ciclovias, ficou pronto no ano passado e não foi executado. A justificativa da Prefeitura é que depende da liberação de recursos federais para ser efetivado.

Se você está interessado em participar, seja para ajudar a pressionar pela criação de mais ciclovias, seja para dar outras ideias de obras e ações no município, é só preencher o formulário aqui.

O Orçamento Participativo é uma ferramenta bem interessante, que funciona para guiar os investimentos públicos de acordo com as prioridades do cidadão. Ele ocorre presencialmente nos bairros, desde o início de 2013.

Para essas ações, é destinado 1% do orçamento geral do município, que dá algo em torno de R$ 2,3 milhões.