Nada mais contraditório do que “morar onde os outros tiram férias” e ir a praia apenas uma vez no ano (e no veraneio).

Mas, bem, como adoro água, e sou dessas que quer provar para todos as maravilhas de morar num estado litorâneo e cheio de possibilidades, fica uma listinha de dicas de esportes para você praticar nas praias/lagoas do nosso estado. Afinal, o que custa tentar se você mora aqui e tem todo tempo do mundo para pôr em prática cada item?

1. Stand Up Paddle

O Stand Up Paddle, ou SUP, é praticado com uma espécie de prancha grande de surf e um remo. A intenção é ficar de pé, remando na prancha, mas, para os desequilibrados (como eu), você pode começar de joelhos mesmo.

O SUP não é tão difícil quanto parece e já é febre no nosso país. Aqui no nosso estado não é diferente. Você encontra pranchas para alugar e instrutores na Praia de Ponta Negra, Pirangi, e já vi em algumas lagoas, como: Arituba e Carcará. Deve ser uma delícia ir para o SUP na lagoa, sem uma onda para atrapalhar, bom para quem quer tentar pela primeira vez 😉

2. Caiaque

Acredito que você saiba o que é um caiaque, rs. Enfim, é uma daqueles ‘barquinhos’ que são impulsionados pelo seu trabalho manual de remar. O legal é que tem caiaques que cabem duas pessoas e você pode chamar o amigo (a), namorado (a) para se aventurar com você.

É comum encontrar caiaques para alugar nas lagoas potiguares por um preço camarada, já que você não precisa de muito treinamento por lá. Na Praia de Ponta Negra você também pode encontrar.

OBS: Se você está iniciando, ou não sabe nadar, lembre do colete salva-vidas.

3. Surf

Quem nunca, morando em Natal, já cogitou aprender a surfar? Tá na hora de tentar, pelo menos. Meus amigos que surfam vivem me dizendo o quanto é relaxante e inspirador.

Para você que acha que não tem mesmo nenhum jeito e habilidade, saiba que existe escolinhas de surf com aula e tudo na Praia de Ponta Negra e com certeza em outras também, só pesquisar.

4. Windsurf

O Windsurf nada mais é do que uma prancha à vela, e de acordo com os seus praticantes é um esporte bem completo, por nos forçar a movimentar todos os músculos. Logo, para os iniciantes é bom procurar um professor e lembrar que você terá que ter força, sim senhor!

Nas praias do RN é comum você ver a prática desse esporte, tanto em Ponta Negra, quanto em Pirangi e até em São Miguel do Gostoso. É só ficar de olho, porque praia é o que não te falta para tentar!

5. Kite Surf

O Kite Surf utiliza uma prancha pequena para os pés e uma pipa ou papagaio no ar. O objetivo é você deslizar na água puxado pela pipa, ou seja, malhando bastante o braço! Quando alguém realmente entende do kite faz umas manobras de dar inveja.

Como o Windsurf, é fácil você achar o Kite Surf pelas nossas praias. Normalmente onde tem um, tem o outro, então servem as mesmas praias.

6. Fly Board

O Fly Board é o novo esporte radical queridinho e consiste numa combinação de jetski a uma mochila de jato capaz de atingir 10 metros acima da água. Não é o esporte mais barato da lista, longe disso, mas os que já experimentaram garantem que a sensação de liberdade de voar sobre o mar é sem igual.

Aqui no nosso estado, eu já vi em dois lugares: na Praia de Ponta Negra e em Barra de Cunhaú.

Bonûs Track: Natação

Você mora na cidade do sol, das praias e do calor, se você não sabe nadar, está na hora de aprender! Além de nadar nas piscinas, você tem 103 opções de praias e 35 de lagoas (números inventados agora por mim). E caso você já goste de nadar, está aí uma prática que você pode cultivar e ainda ajudar na saúde/corpo.