Há muitos espaços culturais que oferecem uma alternativa para quem deseja conhecer um pouco melhor a produção local e fugir de um circuito artístico mais tradicional.

Que tal conhecer algumas dessas iniciativas?

1 – Casa das Artes

Localizada na Vila de Ponta Negra, a Casa das Artes recebe espetáculos teatrais, apresentações musicais, vivências de ioga e danças circulares, funcionando ainda como ateliê, sala de ensaios e pesquisa artística. Há ainda o Chat Noir, uma espécie de pequeno bar onde vendem bebidas e petiscos, mas que funciona apenas quando há eventos.

ENDEREÇO: Rua Afonso Magalhães, 430, Vila de Ponta Negra.
Contato: facebook.com/CasaDasArtesDePontaNegra

2 – Espaço Duas

Localizado em Ponta Negra, o Espaço Duas é onde acontece o projeto Bazar Independente, evento gratuito que fomenta a literatura e sua integração com diversas linguagens artísticas. Quando não há eventos, o visitante pode conhecer a galeria mantida pelas idealizadoras do Duas Estúdio, que oferecem ainda oficinas e serviços fotográficos. Atualmente, o espaço é ocupado por diversos grupos – escritório de arquitetura, estúdio de design e tradução – e permanece aberto para demandas externas, seja para expor na galeria ou organizar eventos no local.

Endereço: Rua Praia de Diogo Lopes, 2197, Ponta Negra
Contato: https://www.facebook.com/duasestudio

3 – A Boca Espaço de Teatros

Localizada na Ribeira, o espaço cultural “A Boca Espaços de Teatro” é a sede do Bololô Cia Cênica. Além de apresentar seus próprios espetáculos e oferecer cursos, o local abre as portas para iniciativas parceiras e diversas linguagens. O “Movimento na Boca” tem se tornado um evento periódico voltado à experimentação artística de trabalhos de múltiplas linguagens.

Endereço: Rua Frei Miguelinho, 16, Ribeira.
Contato: facebook.com/abocaespacodeteatros

4 – Nalva Melo Café Salão

O Nalva Melo Café Salão é uma mistura de beleza, galeria de arte, bar, café, e está consolidado como alternativa cultural da cidade há mais de 20 anos. O espaço fica em prédio histórico na Ribeira e reúne salão de beleza, serviços de bar e café, além de realizar exposições, apresentações musicais, exibições de filme, dentre outros eventos.

Endereço: Avenida: Duque de Caxias, 110 Ribeira
Contato: http://nalvamelocafesalao.com.br/

5 – Casa da Ribeira

A Casa da Ribeira é um dos mais tradicionais espaços culturais de Natal. Abriga um teatro multiuso, uma sala de exposições, um acervo literário com mais de 1400 títulos e um Café Cultural. Apresentações musicais, espetáculos teatrais, performance, exposições, exibição de filmes, oficinas artísticas são apenas algumas das atividades que já aconteceram no local.

Endereço: Rua Frei Miguelinho, 52 • Ribeira Natal/RN
Contato: https://www.facebook.com/casadaribeiracultura/

Casa da Ribeira é, há anos, referência no teatro alternativo da cidade.

Casa da Ribeira é, há anos, referência no teatro alternativo da cidade.

6 – TECESol

Localizado no Conjunto Pirangi, o TECESol – Território de Educação, Cultura e Economia Solidária é a sede do grupo de teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias, e tem como finalidade a realização de atividades de educação, cultura e arte. Além deles, o espaço também é sede de outros grupos de teatro: Estação e Estandarte, além de projetos como o Nação Zamberacatu, grupo de capoeira, entre outros. Todo semestre, são oferecidas oficinas de dança, teatro e musicalidade. Acontece, ainda, peças de teatro e apresentações artísticas de parceiros no local.

Endereço: Rua Governador Valadares, 4853, Conjunto Pirangi, Neópolis, Natal/RN.
Contato: https://www.facebook.com/facetasteatro/?fref=ts

7 – Barracão dos Clowns

O espaço é sede do grupo teatral Clowns de Shakespeare, onde apresentam seus espetáculos e desenvolvem trabalhos de produção, treinamento, pesquisa e formação. Além das atividades do grupo, o espaço recebe apresentações de parceiros.
Endereço: Av. Amintas Barros, 4661, Nova Descoberta – Natal – RN
Contato: https://www.facebook.com/clownsdeshakespeare/?fref=ts

8 – Porão das Artes

Localizado em Pium, o Porão das Artes são abriga eventos de diversas manifestações artísticas, culturais, educacionais e sociais. Shows musicais e feiras de artesanato são algumas das atividades mais frequentes do local, que abriga ainda um restaurante, sebo e brechó.

Endereço: Av. Joaquim Patrício, 1083, Pium.
Contato: facebook.com/Por%C3%A3o-das-Artes-598481516909180/

9 – ZenBar

“Atmosfera tropical e multiétnica”, é essa a descrição do Zen Bar em seu perfil no facebook. Às sextas e sábados, o espaço funciona como vídeo bar, e de quinta a domingo como uma pizza delivery. Em dias específicos, abriga eventos de música, artes visuais, performance e até mesmo audiovisual.

Endereço: Avenida Parnamirim, s/nº , Pium.
Contato: facebook.com/ZenBarCafe/

10 – Galpão da Tropa Trupe

O Galpão da Tropa Trupe, grupo circense que atua há 10 anos em Natal, está localizado no prédio da Fundação Hélio Galvão, em Tirol. Oficinas permanentes, como as de tecido aéreo e acrobacia, além de apresentações circenses são algumas das atividades oferecidas. Há ainda um espaço para ensaios dos espetáculos e, em 2016, o grupo pretende oferecer novas oficinas e eventos para dinamizar o galpão.

Endereço: Av. Campos Sales, 930, Tirol.
Contato: facebook.com/tropatrupe

11 – Cazulo Amarelo

O Cazulo Amarelo é um espaço autogestionado dedicado à arte contemporânea e cultura popular. Um dos projetos que acontece no local é o Maloca Arte, evento itinerante que agrega performances, música, artes visuais, teatro e outras expressões artísticas. Os moradores do espaço oferecem ainda aulas de pintura para as crianças da Vila de Ponta Negra e realizam ações ligadas à permacultura e capoeira angola.

Endereço: Rua Manoel Congo, 117, Vila de Ponta Negra
Contato: facebook.com/CazuloAmarelo

***

Há ainda bares que oferecem uma intensa e diversificada programação cultural, como o Enquanto Seu Lobo Não Vem, Between Coffee and Gallery, Ateliê Bar e Petiscaria, Mahalila Café & Livros, Bardallos Comida e Arte.

E para quem não acompanha a produção artística de Natal, cabe relembrar ainda alguns espaços que já se encontram consolidados no circuito cultural: Pinacoteca Potiguar, Teatro de Cultura Popular (TCP), Teatro Alberto Maranhão (TAM), Teatro Riachuelo, Museu de Cultura Popular, Galeria de Arte do IFRN Cidade Alta, Galeria Conviv’Art – NAC/UFRN, Galeria Abraham Palatnik (Mercado de Petrópolis), Galeria Newton Navarro (Fundação Capitania das Artes), Galeria do Sesc Rio Branco, Solar Bela Vista, Anfiteatro da Cidade da Criança e Anfiteatro Pau-brasil – Parque das Dunas.

Enfim, são muitos! Notaram algum nome que faltou nessa lista? Então faça seu comentário e deixe também sua dica ☺

Texto enviado pela leitora Diana Coelho. Saiba como colaborar com o Apartamento 702 aqui.